twitter


anigifOlá galerinha,

Finalizando as postagens sobre a origem de alguns sinais matemáticos, hoje vamos conhecer como surgiram os sinais de relação (>, < e =).

Roberto Record, matemático inglês, terá sempre o seu nome apontado na história da Matemática por ter sido o primeiro a empregar o sinal = (igual) para indicar igualdade. No seu primeiro livro, publicado em 1540, Record colocava o símbolo Sinal de igualdade entre duas expressões iguais; o sinal =, constituído por dois pequenos traços paralelos, só apareceu em 1557. Comentam alguns autores que nos manuscritos da Idade Média o sinal = aparece como uma abreviatura da palavra est.
Guilherme Xulander, matemático alemão, indicava a igualdade, em fins do século XVI, por dois pequenos traços paralelos verticais; até então a palavra aequalis aparecia, por extenso, ligando os dois membros da igualdade.
Os sinais > (maior que) e < (menor que) são devidos a Thomaz Harriot, que muito contribuiu com seus trabalhos para o desenvolvimento da análise algébrica.

Texto extraído do livro “Matemática divertida e curiosa” do autor Malba Tahan.

Clique sobre os nomes se quiser conhecer a origem dos sinais de soma e subtração e a origem dos sinais de multiplicação e divisão.

Abraçosssss!
Ju

0 comentários: